Em breve, sonhos gravados em vídeo

Em breve, você poderá exibir em uma tela suas imagens mentais. Suas lembranças, criações mentais, sonhos, idéias e tudo o mais que sua imaginação e reconstrução visuais puderem manifestar poderão ser transferidas para a tela de uma TV ou computador. Isso signifca que, por exemplo, enquanto dorme, poderá gravar em um arquivo de vídeo todos os sonhos que você teve durante uma noite de sono. Isso tudo já é possível e a tecnologia está muito mais avançada do que você imagina, como mostra o vídeo abaixo.

Filmando seu cérebro por dentro

O processo é feito a partir da análise do fluxo sanguíneo cerebral através de um aparelho de ressonância magnética funcional. O aparelho se diz funcional porque tira várias fotos ao longo de um curto espaço de tempo, possibilitando criar uma sequência fluida das áreas que mais são irrigadas durante algum processo mental. Diferente das máquinas de ressonância magnética mais usuais, que somente tiram uma “foto” do que acontece dentro de você, as funcionais filmam o que está acontecendo lá.

Como funciona

Os cientistas colocam você para ver determinados padrões e cenas visuais enquanto um computador grava o que acontece com seu cérebro. Repete-se o processo com várias pessoas e diferentes padrões a fim de se construir uma espécie de dicionário. A mágica acontece quando o computador lê o padrão de fluxo cerebral e o compara com seu dicionário, procurando ativamente o seu padrão de fluxo cerebral na base de dados, encontrando padrões e exibindo seus significados na tela.

Potenciais militares e civis

Vamos torcer para que a tecnologia não seja suprimida como tantas outras por aí por motivos militares. Apesar de tornar capaz a leitura de um parte do processo mental, a possibilidade de usos tais como arte e diversão pelas pessoas tem grandes potenciais. Essa ferramenta poderá muito bem ser usada como uma especie de pincel. Imaginando formas e paisagens e transferindo-as para uma tela será muito mais fácil talvez do que mexer com tinta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: