Como saber se um agroglifo foi feito por mãos humanas

Podemos verificar isso observando a precisão geométrica do desenho, como no exemplo abaixo.

Note como os olhos são grandes, chegando até mesmo a se tocar. As narinas estão assimétricas em relação ao eixo axial, a direita um pouco mais baixa e próxima do eixo. Por fim, o buraco do cachimbo não ficou perfeito. Veja o detalhe abaixo.

Perceba que o buraco foi feito com duas linhas à esquerda e um arco à direita. Faltou precisão aqui. O resultado deveria ser parecido com o esboço abaixo.

Outro ponto importante a se notar é a localização de pontos centrais, que servirão de marcação para o desenho de círculos e arcos.

A confecção de círculos e arcos é feita marcando-se um ponto central, que é fixo, com uma extremidade de corda. A outra extremidade serve como guia para se dobrar as plantas, do mesmo modo que um compasso desenha um círculo.

Assim, para se dar a idéia de que o desenho apareceu de forma misteriosa, os autores não podem deixar rastros de sua presença, como por exemplo, um caminho de plantas danificadas pela locomoção até o local onde se quer desenhar.

Como é muito difícil deixar plantas intocadas nesses pontos, os desenhistas geralmente os colocam coincidindo com as estradas, onde não há plantas. Entenda observando a fotografia abaixo.

Os pontos centrais também podem estar localizados onde as plantas serão dobradas ou dentro de uma área de plantas dobradas que toca a estrada:

Tendo em mente esses fatos, você pode agora melhor apreciar os famosos crop circles, notando de cara alguns desenhos feitos obviamente por mãos humanas. Alguns, entretanto, ainda despertam curiosidade científica e são inexplicáveis, pois as plantas dobradas não se quebram e continuam a se desenvolver normalmente, mas com seus caules na horizontal. Quando um desenho é feito por pessoas, as plantas dobradas se quebram, para desespero do agricultor que tem que arcar com os prejuízos.

Então, outro mode de verificar a autenticidade de um crop circle é esperar alguns dias e observar se as plantas dobradas morrem.

2 Respostas to “Como saber se um agroglifo foi feito por mãos humanas”

  1. […] uma análise da origem do desenho, veja aqui. Share this:Like this:LikeBe the first to like this […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: